Acabe agora mesmo com o frizz nos cabelos

Meus Cabelos Sempre Naturais ->
Comprar Produtos Naturais

Para muitas mulheres a chegada do inverno é sinônimo de frizz nos cabelos. Se você já sofre com isso, com a chegada da baixa temperatura é provável que a situação piore um pouco. Mas não se preocupe, o Lar Natural te ajuda com esse problema!

Mas afinal, o que é o frizz?

Ele é um problema que atinge qualquer tipo de cabelo, seja ele liso, cacheado ou crespo, e para se manifestar basta o fio estar ressecado e sem tratamento. O frizz, também chamado de fio arrepiado, nada mais é do que aqueles fiozinhos que insistem em ficar levantados.

Com o frizz, a estrutura capilar danificada é a cutícula, camada mais superficial, que regula a entrada e saída de água da fibra capilar e forma uma barreira contra agentes externos. Em cabelos saudáveis a cutícula tem um padrão regular, que preserva as moléculas de água e proteína, e assim, mantém o fio resistente, hidratado e com brilho.

Quando danificados, os cabelos ficam com as escamas abertas e perdem umidade, resistência e o brilho. Dessa maneira, a superfície da célula fica rugosa e o fio poroso, o que desencadeia cabelos opacos, frágeis, com pontas duplas (que se separam em partes) e que se quebram facilmente. Isso pode levar ao aparecimento do frizz. Além disso, se a cutícula está prejudicada é possível que sujeira e resíduos fiquem alojados entre as escamas do fio.

Eu tenho frizz! E agora?

Se você também sofre com o frizz, saiba que existem maneiras de prevenir o aparecimento de fios arrepiados e formas de domá-los. Confira aqui:

  • Lave os cabelos com água morna ou fria. Assim como nossa pele, o cabelo não gosta de temperaturas elevadas.
  • Sempre que possível deixe os fios secarem naturalmente, sem o auxílio do secador. Caso precise utilizá-lo, coloque em uma temperatura mais baixa.
  • Ao terminar a lavagem do cabelo evite esfregar os fios com a toalha. Esse atrito rompe com os fios mais frágeis.
  • Cabelos molhados ficam com os fios muito elásticos e podem se romper facilmente. Evite escovar enquanto estiverem assim, para evitar quebra dos mesmos.
  • Ao desembaraçar, comece pelas pontas e vá em direção à raiz, sem puxar demasiadamente.
  • Hidrate sempre os fios! Condicionadores e máscaras neutralizam as cargas negativas acumuladas, e assim reduzem a eletroestática e melhoram a flexibilidade. Existem bons ativos hidratantes, como óleos de argan, de coco, de amêndoas doces e manteiga de karité.
  • Você pode recorrer também a produtos que possuem capacidade reconstrutora para devolver massa à fibra capilar. Para quem tem cabelos cacheados, ondulados ou crespos é uma boa opção.

Se você gostou deste artigo, poderá amar também:

Receita caseira para tratar as pontas secas

Receita natural para deixar o cabelo liso

Cabelos cacheados: cuidados naturais

E você, ainda sofre com o frizz? Experimente essas dicas e conte para a gente.

Este post foi publicado em por