7 dicas para fortalecer as unhas

Guia essencial para a saúde íntima ->
Quero baixar

Brasileira é vaidosa e se tem algo do qual não abre mão é da manicure! Uma vez por semana é hora de se dedicar aos cuidados com as unhas! Cutícula, lixa, esmalte e cores e mais cores, toda semana! Mas você como a maioria de nós deve se perguntar a mesma coisa: como fortalecer as unhas?

Uma das reclamações mais frequentes na manicure são as unhas fracas, quebradiças e que teimam em não crescer! Veja 7 dicas para ter unhas fortes e saudáveis!

Lute contra as carências

Para ter unhas fortes, lisas e sem manchas é preciso ter uma alimentação balanceada. Muitos dos problemas da unha são resultado da carência de nutrientes, embora também possam ser o reflexo de alguma doença. A sua dieta deve incluir alimentos ricos em nutrientes como proteínas, vitaminas A e as do complexo B, ferro, zinco, cálcio e iodo. Além disso, a hidratação é fundamental: então beba 2 l de água por dia.

Trate as doenças

Além da temida micose, várias doenças podem estar relacionadas a alterações que deixam a unha fraca, com manchas, relevo, listras verticais, etc. Doenças como hipotireoidismo, psoríase, anemia, problemas respiratórios, infecções e até câncer de pele podem provocar alterações nas unhas. Portanto, caso o problema na sua unha apareça de repente, sem que tenha ocorrido um trauma físico, e persista, procure um médico.

Preserve a cutícula

Aqui no Brasil o alicate reina nos salões de manicure, mas os médicos alertam que a cutícula é uma proteção e que, portanto, não deve ser retirada. O ideal é só afastá-la.

Além disso, um “bife” pode provocar tanta dor de cabeça que você nem imagina. Dependendo da profundidade e intensidade do trauma, além de infecções, pode até deformar a unha que crescerá torta por um longo período. Leve o seu próprio kit para o salão, incluindo a lixa e, preferencialmente, o seu esmalte livre de produtos muito tóxicos.

Hidrate as mãos, a unha e a cutícula

Uma medida essencial é esfoliar, hidratar e proteger as mãos. A esfoliação pode ser feita 1 x por semana, a hidratação e a proteção várias vezes ao dia, já que toda hora temos que lavar as mãos. À noite antes de dormir, use óleo de argan para massagear as unhas e a cutícula, ele ajuda a deixá-las muito mais fortes e saudáveis.

Proteja a mão dos produtos de limpeza

Sim, na hora da faxina e de lavar a louça, use luvas! Se não quiser usar sempre, use produtos de limpeza caseiros como detergente natural para proteger as suas mãos.

Deixe a unha respirar e use base

Pelos menos 3 dias por semana deixe a unha livre de esmalte, para tanto não use acetona, mas um removedor de esmalte. Além disso, sempre use base (com pedacinhos de alho dentro) antes de aplicar o esmalte.

Coma alimentos amigões das unhas

Ovo, leite, iogurte, peixe, carne vermelha e de frango, amêndoas e nozes, quinua, tofu, levedura de cerveja, cebola, espinafre, couve, quiabo, agrião, rúcula, brócolis, cenoura, abóbora, batata doce, beterraba, cogumelos, manga, laranja, mamão, melão, açaí, grãos integrais e sementes.

Gostou? Compartilhe pelo Face ou Google +

Este post foi publicado em por