6 Alimentos que trazem felicidade

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Que uma alimentação saudável é de grande ajuda para a manutenção da saúde e também para o bom funcionamento do corpo, todo mundo já sabe. Agora, você sabia que alguns alimentos nos ajudam a ficar mais dispostas, felizes e bem humoradas? Vamos ver quais são os alimentos da felicidade, que ajudam a combater o estresse e a tristeza e ampliar nossos recursos naturais para lidar com os contratempos do dia a dia. Vem comigo!

Dopamina e serotonina

Eles são chamados de hormônios da felicidade e não é à toa, afinal são responsáveis pela sensação de prazer e bem estar, entre outras importantes funções. É possível aumentar a produção desses neurotransmissores, através da alimentação, prática de atividade física, sexo e também quando realizamos atividades prazerosas.

Foto: Google
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6 Alimentos que trazem felicidade

Para aumentar a produção de dopamina devemos consumir alimentos ricos em tirosina (aminoácido); já a serotonina, os alimentos ricos em triptofano (aminoácido); e, ainda, outros alimentos ricos em antioxidantes, vitamina E, B, C, zinco, ômega 3 e ferro que também ajudam a levantar nosso humor. Vamos a uma lista esperta de alimentos que não podem ficar de fora da sua dieta!

Banana – ela é óbvia, mas tem todo o mérito. Fácil de ser incorporada em qualquer cardápio, a banana é rica em triptofano e outros nutrientes. Além de levantar o humor, diminui a compulsão por doces e outros benefícios.

Foto: Google
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Mel – Outra boa fonte de triptofano, que estimula a produção de serotonina, além de ajudar no equilíbrio da flora intestinal. E, vocês sabem, um intestino que funciona bem é meio caminho andado para ficar de bem com a vida.

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Peixe – Os peixes de água fria como salmão (tirosina), atum, sardinha e cavalinha são ótimas fontes de ômega 3, uma verdadeira “vitamina” para as funções cerebrais.

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Semente de abóbora, linhaça, chia e girassol – Boas fontes de magnésio, ferro, ômega 3, triptofano, zinco, tirosina, entre outros. Muitos benefícios em sementinhas que podem incrementar saladas, iogurtes e até serem carregadas na bolsa.

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Abacate – Possui antioxidantes, ácido fólico, carotenoides, vitamina C, tirosina, entre outros. Alimento altamente benéfico para a saúde do ponto de vista nutricional.

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Gérmen de trigo – Alimento muito valioso para as funções cerebrais. Fonte do complexo B e outros nutrientes como vitamina E, antioxidantes e fibras.

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Aqui foram apenas algumas sugestões, mas lembre-se de compor suas refeições com cereais integrais como quinoa, lentilha e feijões, além de leite e derivados na versão magra, frutas ricas em vitamina C como acerola, goiaba, mamão, morango, laranja, melancia, abacaxi, etc. e, ainda, vegetais e verduras como abóbora, cenoura, inhame, brócolis, espinafre, couve, etc. Quanto mais variado e colorido o prato, mais rico ele será!

Contribuiu com esse artigo a nutricionista Mariana Silveira que trabalha com reeducação alimentar. Para falar com ela, clique aqui!


 

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