5 truques para remover manchas (que você precisa saber)

Limpeza Natural na Minha Casa ->
Eu Quero

Nós do Lar Natural ensinamos abaixo cinco truques para remover manchas difíceis que você tem que saber. Um guia para salvar a situação e agir rapidamente!

Você também acha que as suas roupas magnetizam sujeiras? Então, chegou ao sítio certo. Não há como fugir das manchas, mas existem truques e dicas para tirar manchas que pode e deve ter à mão para tornar essa tarefa mais fácil. Manchas de alimentos, maquiagens, grama, canetinha, chiclete ou café – há sim um guia prático para as remover.   

 

1. Para quem tem crianças  

5 truques manchas kid


O nosso primeiro truque para remover manchas difíceis é dedicado a todos os pais e mães desse país. Todo o mundo sabe que se existe ímã para manchas, todas as crianças têm um.

Um clássico entre os mais pequenos são as manchas de canetinha nas roupas (ou pela casa toda). Muitas vezes, na hora da brincadeira, a criançada esquece dos limites do papel e sobram rabiscos para todos os lados. Usar álcool isopropílico ajuda a eliminar a mancha de canetas hidrocor, por exemplo. Para isso, basta colocar um pedaço de papel higiênico em cima da mancha e, com um algodão embebido no álcool, remover a mancha da região. O álcool também é um bom remédio para tratar manchas de grama – passe uma esponja com álcool na área e coloque para lavar normalmente na máquina. Antes disso, teste sempre em uma área mais pequena e certifique-se de que os tecidos não serão danificados com o produto.

Outra mancha bem comum entre os mais pequenos é chiclete. Descubra aqui como tirar chiclete da roupa sem stress.

 

  1. Manchas de molho

É quase certo de que há uma atração inexplicável entre molho de tomate e roupas claras. Para combater essa mancha, é preciso agir rapidamente. Uma dica é remover o excesso do molho da roupa, podendo-se utilizar uma faca sem serra para retirar pedaços de molho da peça de roupa. Não esfregue a mancha, pois isso só vai fixar o molho no tecido. Utilize detergente na região que estiver suja, usando um pano limpo e levemente úmido. Depois, coloque a peça para lavar com água fria e sabão com propriedades tira-manchas.

 

2. Manchas de vinho

5 truques manchas vinho


Especialmente em jantares ou festas, nada mais incomodo do que uma mancha de vinho tinto em sua roupa. Para resolver o problema, use uma folha de papel absorvente em cima de onde tiver derramado a bebida.

Não esfregue a região, pois poderá espalhar a mancha. Cubra a marca de vinho com sal e deixe agir alguns minutos. Isso deverá ajudar a disfarçar a roupa, que deve ser lavada assim que possível com um sabão que ajude a remover manchas.


3. 
Manchas de maquiagem

Na correria do dia a dia, é comum se deparar com uma mancha de maquiagem inesperada. Seja batom, base ou apenas um detalhe de rímel, a sujeira incomoda, especialmente em peças claras ou se a cor da maquiagem for forte demais.

O primeiro passo é usar um pano seco para tirar o excesso do produto. Dependendo do tipo da mancha, o uso de glicerina e água é suficiente para remover. A roupa não deve ser esfregada, pois a maquiagem pode se espalhar. Por isso, faça movimentos leves na hora de passar água e sabão no tecido.

Outra dica é utilizar água oxigenada, que pode ser uma opção para maquiagens mais fortes. No caso de batom, por exemplo, utilizar álcool pode ser uma das opções mais eficientes, mas é preciso cautela. Se for um tecido delicado, o mais indicado é apenas remover o excesso da mancha com um guardanapo seco e fazer uma lavagem com um sabão de qualidade.

4. Manchas de café

5 truques manchas cafe


Na correria da manhã ou da hora do almoço, o café pode acabar arruinando o seu visual. Como é difícil andar por aí com um removedor de manchas, a solução milagrosa para limpar o café da roupa é misturar um pouco de vinagre com água e aplicar sob a região marcada. Com a ajuda de um papel toalha, absorva a mancha sem esfregar e verá a marca de café reduzir gradualmente.

Tem mais alguma dica ou alguma pergunta sobre uma mancha que já atrapalhou seu dia? Comente abaixo para que possamos lhe ajudar em um próximo post! Confira também nossas dicas para conservar suas roupas por mais tempo aqui.

Este post foi publicado em por