5 opções de jantar saudável

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Depois de um dia de trabalho, nada melhor que uma alimentação nutritiva e leve para termos uma ótima noite de sono reparador! Sim… mas o que preparar para o jantar? O Lar Natural traz 5 opções de jantar saudável que vão deixar suas noites muito mais nutritivas, práticas  e saborosas. Vem comigo!

5 opções de jantar saudável

Omelete de legumes e salada

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Bata 3 ovos, acrescente 1 colher de chá de farinha de trigo integral e reserve. Em uma vasilha, misture ½ cebola roxa picada, ½ xícara de ervilha, ½ xícara de cenoura cortada, ½ xícara de palmito picado, ½ xícara de tomate sem semente picado, ½ xícara de cheiro verde, sal e pimenta a gosto.

Uma vez misturados esses ingredientes, acrescente a mistura do ovo com a farinha e coloque em uma frigideira alta untada com um fio de azeite, já pré-aquecida. Deixe em fogo baixo, vire e cozinhe até que fique sequinha. Sirva com uma salada de folhas de sua preferência.

Espaguete integral ao pesto com salada e balsâmico

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Cozinhe o espaguete integral e reserve. Coloque em um processador ou liquidificador 2 dentes de alho, 25g de nozes e 100g de azeitonas verdes sem caroço. Bata até ficar bem picadinho, acrescente 1 maço de manjericão picado e 3 colheres de sopa de azeite extra virgem e misture até ficar com uma consistência de molho. Coloque em uma vasilha, acrescente 1 colher de sopa de suco de limão,  sal e pimenta à gosto e misture com o macarrão. Sirva logo em seguida, acompanhado de uma salada de folhas, cenoura crua e tomate cereja, regada com vinagre balsâmico e ainda, para acompanhar, uma porção de proteína que pode ser tiras de carne grelhada, peixe ou frango.

Filé de peixe grelhado com legumes cozidos

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1 filé de peixe grelhado, temperado com limão e sal, e legumes no vapor (cenoura, vagem, abobrinha, brócolis  e tiras de pimentão). Tempere com vinagre, ervas e um fio de azeite e sal.

Cuscuz marroquino de frango e legumes grelhados

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Umedeça 150g de cuscuz marroquino (semolina) com 250ml de água fervente, cubra e reserve por 10 minutos para hidratar o cuscuz. Enquanto isso, corte em tiras largas 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 3 abobrinhas baby cortadas no comprimento, 1 cebola roxa em fatias, 12 tomatinhos cereja e, ainda, 1 dente de alho e filé de peito de frango, cortados em tirinhas. Regue com 1 colher de sobremesa de azeite extra virgem e grelhe os legumes  por 2 ou 3 minutos e as tiras de frango até que fiquem no ponto.  Quando estiverem tenros, misture-os com o cuscuz e tempere com suco de limão, salsinha picada, folhas de hortelã picadas, sal e pimenta à gosto.

Sopa creme de mandioquinha com inhame

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Cozinhe 500g de mandioquinha e 500g de inhame – cozinhe no vapor e retire as cascas depois, fica mais fácil. Depois de cozidos, bata em um liquidificador aos poucos com água (ao todo serão 4 xícaras de água). Em uma panela coloque um fio de azeite e 1 dente de alho triturado; assim que corar junte a mistura e quando levantar fervura acrescente um pouco de noz moscada, sal e pimenta a gosto, deixe ferver por alguns segundo e já está pronta para servir! Para ficar ainda mais balanceada sirva com 1 ovo cozido.

A nutricionista Maiara reforça a importância do jantar para manter o metabolismo ativo, evitando o exagero na quantidade e procurando equilibrar o consumo de carboidratos e proteínas.

Informamos que as fotos deste artigo são meramente ilustrativas!

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Maiara Fidalgo é nutricionista e especialista em Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis e nutrição comportamental. Para falar com ela, clique aqui!

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