5 alimentos perigosos para cachorros e gatos

Tudo Natural para Meu Pet ->
Ele Merece

Quem tem animal de estimação sabe o quanto é difícil resistir à tentação de dar uns petiscos da nossa alimentação para esses amiguinhos de 4 patas. Mas existem certos alimentos que podem fazer mal aos nossos bichinhos. Por isto, o Lar Natural conversou com a veterinária Fernanda Andrade que listou 5 alimentos perigosos para cachorros e gatos. Vamos a eles:

Principais alimentos perigosos para cachorros e gatos

Fernanda Andrade listou 5 dos principais alimentos perigosos para cachorros e gatos, explicando cada um deles:

Chocolate

Além do açúcar, Fernanda explica que contém uma substância chamada teobromina que estimula o sistema nervoso e aumenta a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, podendo causar no animal uma parada cardíaca, convulsão e até óbito!

Cebola e alho

Temperos muito comuns e presentes na nossa comida do dia a dia e que possuem, respectivamente, alicina e dissulfeto de alipropila. Estas substâncias, como explica Fernanda, no organismo dos nossos bichinhos oxidam as hemácias causando a destruição da hemoglobina, sendo possível observar nos casos de anemia intensa sangue na urina.

Uva e uva-passa

“Não se sabe exatamente a substância que causa a alteração, mas animais que comem uva podem desenvolver Insuficiência Real Aguda”, alerta Fernanda.

Ossos

Embora a gente veja em todos os desenhos animados ou filmes os cachorrinhos felizes ao receber um osso, você nem imagina o perigo que isto representa à saúde dos cachorros e gatos! Os ossos, principalmente os de galinha, ao serem quebrados e engolidos podem perfurar o esôfago, o estômago ou a alça intestinal e o animal pode morrer, avisa Fernanda!

Infelizmente muita gente não presta atenção neste risco e insiste em dar ossos aos cachorros. Com isto, alguns cachorrinhos são internados em estado grave e outros não conseguem sequer serem socorridos a tempo.

Macadâmia

“Um veneno para os cães, mesmo em pequenas doses. Causa paralisia, vômito e eleva a temperatura corpórea”, explica Fernanda.

Aqui no Lar Natural há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

fernanda-andrade-veterinária

Consultoria: Fernanda Andrade é veterinária e tem uma intensa experiência em atendimento veterinário. Você pode encontrar Fernanda no Hospital Veterinário de Atibaia, na Clínica Simplício 24 h ou no Agrozelão Petshop, ambos em Bragança Paulista.

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de cuidados para animais. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por