4 óleos essenciais e super acessíveis para tratar pele seca

Guia essencial para a saúde íntima ->
Quero baixar

São inúmeras as aplicações da Aromaterapia na vida cotidiana. Nessa matéria falaremos dos benefícios de alguns óleo essenciais para tratar a pele ressecada, muito comum no outono-inverno.  Há diversas maneiras de utilizar os óleos essenciais.  Um escalda-pés no inverno, por exemplo, é extremamente agradável e relaxante. Outra forma de uso é através dos cremes de massagem.  Você pode preparar o seu creme e para isso vamos compartilhar com você uma receita muito prática e com excelentes resultados.

Como usar a aromaterapia para combater a pele ressecada

 

Benefícios de alguns óleo essenciais para tratar a pele ressecada

 

1- Gerânio (Pelargonium graveolens): contém geraniol em sua composição que confere maciez aveludada e resgata a umidade natural da pele.  Possui ação anti-oxidante, sendo especialmente recomendado para peles maduras.  Ajuda a clarear e rejuvenescer a pele, propiciando beleza e vitalidade.  Seu aroma auxilia na redução da ansiedade, além de promover integração e bem estar.  É preciso cautela ao usá-lo, pois em excesso pode irritar peles sensíveis, devendo ser sempre bem diluído.

2- Lavanda (Lavandula angustifólia): muito conhecido e consumido no mundo todo, esse óleo essencial é bastante seguro, podendo ser aplicado puro sobre a pele, inclusive para tratar queimaduras e evitar quelóides.  Tem ação antisséptica e promove regeneração celular, auxiliando na cicatrização de ferimentos.  Rico em ésteres, combate insônia, estresse, esgotamento físico e mental, acalma, tranquiliza, harmoniza variações de humor e gera relaxamento muscular, reduzindo tensão e dores.

3- Palmarosa (Cymbopogon martini):  hidrata a pele, restaurando brilho, maciez e flexibilidade, ajuda a clarear manchas, auxilia no combate à dermatites, rugas e flacidez, sendo útil para peles maduras. Possui ação desodorante, regulando a sudorese.  A sensação olfativa é de conforto e aconchego, o que propicia relaxamento.  Não há contraindicações para seu uso, mas requer diluição.

4- Tea Tree ou Melaleuca (Melaleuca alternifólia): tem como propriedade a regeneração da pele, auxiliando na cicatrização, principalmente para os pés que apresentam fissuras ou rachaduras profundas.  Possui ainda ação bactericida, contribuindo no combate aos odores dos pés, e fungicida, protegendo contra fungos causadores das temidas micoses e frieiras.  Sem contraindicações, esse óleo essencial, sendo de boa qualidade, pode ser aplicado diretamente sobre a pele para tratar as mais diversas infecções.

Receita de creme com óleos essenciais para tratar a pele seca:

  • 30 ml. de creme base neutra para massagem
  • 10 ml. de óleo vegetal de germe de trigo (ou girassol)
  • 4 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca)
  • 6 gotas de óleo essencial de Lavanda
  • 4 gotas de óleo essencial de Gerânio
  • 6 gotas de óleo essencial de Palmarosa

Misturar tudo muito bem e aplicar nos pés duas vezes por dia (manhã e noite)

O creme é ideal para pés ressecados, cotovelos, mãos e pernas.

Gostou?  Não perca as próximas publicações!

Este texto foi elaborado pela equipe  do  Instituto de Naturologia Flor-Essência possui um olhar humanizado e considera o ser humano em todos os seus aspectos. Somos especializados em promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida através de terapias naturais, integrativas e complementares reconhecidas cientificamente. Algumas de nossas especialidades: Acupuntura, Fitoterapia, Massoterapia, Aromaterapia, Moxabustão, Meditação, Auriculoterapia, Terapia Floral, Cromoterapia, Toques Sutis, Reflexologia Podal, entre outras.



www.naturologiafloressencia.com.br
Facebook
Instagram

Este post foi publicado em por