4 dicas para manter uma boa saúde mental

Muitas vezes nos sentimos estressados, tristes ou cansados ao final do dia.
Antes de buscarmos paliativos para esses momentos, vamos tentar solucionar a questão! Primeiramente, devemos compreender que não é possível sermos felizes e estarmos bem todo o tempo, pois não é isso que representa a saúde mental. A ideia é sabermos lidar com as situações que nos são impostas e nos mantermos bem conforme possível. Acordar e afirmar para si mesmo “hoje o dia vai ser bom” é um bom começo, mas podemos tomar outras atitudes para que nossa saúde mental fique em equilíbrio.

Praticar atividades físicas


Em um primeiro momento pode não parecer fazer sentido. Afinal, por que exercitar meu corpo se o objetivo é equilíbrio da mente? A resposta para isso se pauta no fato de que corpo e mente fazem parte de um único sujeito, então temos que trabalhar o mesmo de modo geral. A prática de atividades físicas auxilia na liberação de hormônios essenciais para a sensação de bem-estar, além de melhorar a saúde de todo o organismo. Além disso, estar em constante busca por aprimorar-se em algo, pode auxiliar no aumento de autoestima.
Procure uma atividade que gere prazer e alegria.
Exemplos de atividades que proporcionam aumento da endorfina:

  • Musculação
  • Corrida
  • Ciclismo
  • Natação
  • Dança
  • Luta


Alimentação saudável


A alimentação é o cerne de uma vida saudável.
Para uma boa saúde mental é fundamental uma boa alimentação.
A falta de elementos essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo pode diminuir a eficácia em diversas atividades, o que influenciará em nosso entendimento do cotidiano e, por consequente, na saúde mental.
Alimentar-se adequadamente não quer dizer que tenha de dizer adeus aos
alimentos que não são considerados saudáveis, mas que, assim como em outros campos, se busque o equilíbrio.
É importante buscar consumir o que promova benefícios para o seu corpo e o permita alcançar o seu potencial diário, dispensando a energia necessária para tanto, assim como as vitaminas e sais mineiras que o corpo requer para cada uma de suas funções. Leia aqui 5 exemplos de alimentos que são excelentes para uma boa saúde mental.

Manter uma boa rotina de sono

Dormir bem é essencial para se alcançar uma boa saúde mental.
É durante o período do sono que o corpo se revitaliza, recarrega as energias e se dispõe para o dia seguinte. Quando o sono está prejudicado, todo o corpo funciona de modo desequilibrado.
Não é incomum quem se queixe de não dormir bem, relatando episódios de
insônia ou ansiedade antes do horário de dormir, acabando por fazê-lo por menos tempo que o necessário para uma recuperação adequada do corpo.
É interessante tentar manter uma rotina de sono, visando melhorar sua qualidade.

Algumas dicas para melhorar o sono:

  • Deitar-se todo dia no mesmo horário
  • Evitar a ingestão de alimentos pesados e com cafeína
  • Fazer uma atividade relaxante e prazerosa
  • Não levar os problemas para a cama
  • Relaxar e se permitir descansar de verdade

Fazer terapia


Muita gente ainda tem certo preconceito quando o assunto é procurar uma ajuda profissional de um terapeuta ou psicólogo, utilizando como defesa que esta seria apenas para os chamados “loucos”, mas não é bem assim.
O processo de terapia é algo indicado a todos que estão em busca de melhora em algum âmbito de sua vida, assim como em busca de melhora pessoal.
A chave para manter uma boa saúde mental é se manter em equilíbrio, buscando viver de modo saudável e, conforme possível, fazendo aquilo que lhe traga alegria. Para tanto, é preciso se conhecer, e o profissional pode te ajudar nessa descoberta.
Fazer terapia pode ser um excelente auxílio para:

  • lidar melhor com seus problemas
  • compreender o modo como você próprio se comporta diante destes
  • trabalhar o que for necessário para viver do melhor modo

Não é possível fazer desaparecer todo os problemas do cotidiano, mas é possível buscar formas de trabalhá-los, que nos permitam seguir de modo mais equilibrado e, portanto, apostando em manter nossa saúde mental equilibrada.

4 dicas para uma boa saude mental

Texto adaptado de: Mystic Br

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