Os benefícios da mandioca

Complementos que me dão Saúde ->
Eu preciso

O que a vida oferece de mais fascinante é o aprendizado e, se depender do Lar Natural, vocês não vão parar de acumular conhecimentos. A bola da vez é a surpreendente e deliciosa mandioca! Vamos ver quais são os benefícios e propriedades dessa raiz também chamada de aipim e macaxeira. Garantimos que, depois dessa leitura, a mandioca vai merecer um espaço maior no seu cardápio!

Propriedades da mandioca

A mandioca é fonte de carboidrato (150 calorias por 100 gramas) e talvez esta seja a única informação que a maioria tem dela e, possivelmente, o motivo pelo qual muitos acreditam que comer mandioca engorda. A conta não é tão simples assim!

O carboidrato da mandioca é de lenta absorção (índice glicêmico baixo), evita picos de glicemia. Por ser rica em fibras, ela dá saciedade e favorece o bom funcionamento intestinal. Mesmo ela tendo mais calorias que a batata, o arroz e o macarrão, no final das contas a mandioca tem um valor nutricional muito mais interessante e, não só não engorda (se consumida de forma correta), como pode ser uma baita aliada da sua dieta.

O que que a mandioca tem?

Tem vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitamina C, saponinas, manganês e sais minerais. Não contém glúten, sendo uma excelente fonte de carboidrato para pessoas com restrição a essa proteína. E aí, tá de queixo caído?

Benefícios da mandioca

Ela estimula a produção de serotonina, dando a sensação de bem-estar e combatendo o estresse. É uma ótima fonte de energia (tão boa quanto à batata doce), dá saciedade e ajuda no trânsito intestinal. Atua na saúde dos ossos, beleza da pele, absorção de ferro, fortalece o sistema imunológico, combate o colesterol e ainda tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Para encerrar, dificulta que a gordura se acumule dentro das células. Tá vendo? Superamiga da sua dieta!

Sugestão de consumo da mandioca

O ideal é que a mandioca entre no cardápio substituindo outras fontes de carboidrato como o arroz, batata e macarrão. Coma-a cozida ou em receitas de purê de mandioca, bolo de mandioca, sopa de mandioca, nhoque de mandioca, etc.

Você pode ainda consumir a mandioca na forma de farinha, polvilho, tapioca e sagu.

Você pode também se interessar por:

Os verdadeiros benefícios da berinjela

Os benefícios do milho

Batata doce: cheia de sabor e energia!

E você, se surpreendeu com os benefícios da mandioca? Conte para a gente!

Este post foi publicado em por