O que comer para aliviar o estresse?

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

Quando você está estressada qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Deixe-me adivinhar… Comida! Ahhh, mas espera, não é qualquer comida, tem que ser apetitosa, tipo pizza, sanduíche, sorvete ou doce, certo? Se a sua resposta foi sim, eu tenho duas notícias para lhe dar. Tcharam… Primeiro você não está sozinha, essa reação é bem mais comum do que se pensa e, segundo, você pode aprender quais alimentos ajudam a aliviar o estresse e quais complicam ainda mais. São dicas para você dar um olé no estresse e relaxar!

Sintomas de estresse

Você tem alterações bruscas de humor (irritação/agressividade), tudo parece difícil e complicado, angústia, dificuldade de se relacionar, apetite insaciável (mais comum) ou inapetência, alterações no sono, falta de entusiasmo e interesse pela vida? Esses são alguns dos sintomas do estresse emocional.

A verdade é que ele causa desequilíbrio hormonal, aumento da pressão arterial, baixa da imunidade e todos os sintomas acima. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 7 entre 10 doenças modernas estão relacionadas ao estado de nervosismo.

Foto: Google

Foto: Google

Consumir alimentos estratégicos que ajudam a aliviar o estresse e saber quais evitar podem ser de grande ajuda no seu dia a dia.

Alimentos que pioram o estresse

Sabia que aquela mania de tomar um cafezinho durante os intervalos só complica o estresse no trabalho? A cafeína, estimulante do sistema nervoso central, em excesso piora os sintomas de agitação, irritação e ansiedade, e ela está presente, também, nos chás preto e verde, mate e refrigerantes.

Fonte: Google
Fonte: Google

Dica: mantenha os intervalos, eles são muito bem vindos, apenas substitua o café por chá sem cafeína, água geladinha, fruta ou uma porção de castanhas. Que tal?

Evite alimentos ricos em gorduras ruins (carnes gordas, embutidos, leite e derivados integrais, salgadinhos e frituras), açúcar, farinha branca e chocolate (tem cafeína).

Evite alimentos embutidos. Fonte: Google
Evite alimentos embutidos. Fonte: Google

Álcool e estresse: combinação perigosa! Parece que têm relação simbiótica: quanto mais se bebe para relaxar, mais seu uso pode levar a um distúrbio de estresse crônico. Busque alternativas!

O que comer para aliviar o estresse?

Alimentos ricos em fibras e carboidratos bons, como aveia, e os ácidos graxos dos peixes, aumentam os níveis de serotonina do cérebro fazendo com que você se sinta melhor e mais positiva.

Fonte: Google
Fonte: Google

As nozes, ricas em vitaminas do complexo B, combatem a fadiga e faz você se sentir mais bem disposta.

Vegetais de folhas verdes são ricos em magnésio, que relaxa os músculos, e o leite desnatado abaixa a ansiedade, são aliados para encarar o batente.

Não esqueçam dos chazinhos da vovó como camomila, melissa, hortelã, cidreira e, se for o caso, lance mão dos fitoterápicos que seu médico pode indicar.

Fonte: Google
Fonte: Google

Buscar uma alimentação equilibrada e saudável não resolve todos os problemas da vida moderna, mas nos deixa em melhores condições para lidar com eles.

Como você lida com estresse? Você tem alguma dica de alimento que ajuda nos dias difíceis? Conte pra gente!


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de bem estar. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por