Diminuir o colesterol – veja as dicas naturais!

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O colesterol é uma das nossas grandes preocupações! Colesterol total, colesterol bom, colesterol ruim são apenas alguns termos que pipocam na nossa cabeça e nos enchem de aflições! Até pouco tempo atrás, o colesterol parecia só mais uma palavra médica distante da nossa realidade, mas é cada vez mais comum ouvirmos pessoas de todas as idades relatando suas alterações no colesterol. Veja aqui o que pode ser feito para diminuir o colesterol e fazer às pazes com a sua saúde!

Colesterol – entenda um pouco

Um tipo de gordura que existe naturalmente no nosso corpo e é fundamental ao seu funcionamento.  Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo organismo e apenas uns 30% podem ser atribuídos à dieta. O que não significa que é possível descuidar da dieta! Pelo contrário, é essencial controlá-la!

Existem 2 tipos de colesterol: o LDL conhecido como ruim por fazer com que a gordura se acumule nas paredes das artérias e o HDL chamado de bom por proteger o organismo. O colesterol total é resultado da análise destes dois tipos, quanto mais alto estiver o ruim, maior será o risco para a sua saúde. Já o bom deve estar mais alto. Apenas o médico pode analisar o seu colesterol e indicar se para o seu caso os índices estão adequados ou se é preciso diminui-los.

Como diminuir o colesterol

A primeira coisa a fazer é procurar um médico que solicitará e, depois, analisará os resultados do seu exame de colesterol com base não apenas nos números, mas também no seu estilo de vida, histórico familiar e condição clínica geral.  Muitas vezes, mesmo mudando o estilo de vida e a dieta, é preciso tomar medicamento, tudo sob a estreita supervisão médica! Agora veja algumas dicas naturais para cuidar do seu colesterol:

Pratique atividades físicas aeróbicas regularmente, o ideal é 1 h por dia!

Não fume

Controle o seu peso

Modere a ingestão de gorduras, incluindo aí manteiga, laticínios gordurosos, embutidos, carne gordurosa, etc.

Inclua aveia na sua dieta diária, 2 colheres de sopa de farelo de aveia já vão dar uma forcinha

Coma vegetais verdes num tom mais escuro, como brócolis, e frutas vermelhas, além de jabuticaba

Inclua grãos como linhaça, soja e chia no seu cardápio diário

Tempere a sua salada com um pouquinho de alho cru

Chá verde e suco de uva integral orgânico também são bem-vindos!

– E, claro, o famoso suco de berinjela! 1 copo pela manhã

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Você costuma fazer exames periódicos para ver como anda o colesterol? Conte pra gente!

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