Vídeo: Como controlar ácaros e evitar alergias respiratórias

Guia essencial para a saúde íntima ->
Quero baixar

Você já ouviu aquela expressão: “dormindo com o inimigo”? Ela se aplica perfeitamente aos ácaros que invadem a nossa casa e fazem a festa no nosso colchão, travesseiro, sofá, e demais móveis! Vejamos no vídeo a seguir algumas dicas de limpeza da casa para controlar os ácaros e evitar alergias!

Como controlar os ácaros e evitar alergias

  • A primeira medida é muito simples: aposente as vassouras, os espanadores e os produtos de limpeza com cheiros fortes;
  • 2x por semana, limpe a casa com aspirador de pó, depois passe um pano umedecido em uma solução de água e limpador de piso sem fragrância. Uma boa opção é fazer uma mistura de 2 copos de vinagre branco, 2 copos de água e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Mas esta solução não deve ser usada em pedras ou madeira envernizada;
  • Para remover o pó dos móveis, basta passar um pano úmido de 1 a 2 x por semana.

Se você é muito alérgico, lembre-se de 2 dicas: na hora da faxina, abra as janelas e deixe a casa bem arejada. Se for você quem colocará as mãos na massa, use máscara para evitar inalar muita poeira.

Limpeza do colchão e estofados

A limpeza pode ser feita semanalmente ou quinzenalmente e é simples, mas dá um certo trabalhinho:

  • Polvilhe uma boa quantidade bicarbonato de sódio em toda a superfície dos sofás, colchão e travesseiros. Deixe agir de 30 minutos a 1 hora. Depois aspire bem!;Quem é muito alérgico deve evitar tapetes, cortinas, bichinhos de pelúcia e coisas do gênero. Mas se você não consegue resistir à tentação, mantenha-os muito bem limpos;
  • As cortinas devem ser lavadas a cada 15 dias, os tapetes aspirados semanalmente e também podem passar por esta faxina com bicarbonato de sódio, no mesmo procedimento que o sofá. Já os bichinhos de pelúcia, coloque-os numa saquinho de papel, polvilhe bicarbonato e deixe agir por 1 hora. Aspire e guarde o bichinho num local fechado.

Cuidados especiais com o quarto

  • Evite manter flores no quarto;
  • Use uma capa protetora no colchão e  nos travesseiros;
  • Troque toda a roupa de cama semanalmente;
  • Mantenha uma colcha para cobrir toda a cama e evitar o acúmulo de poeira. Na hora de dormir, remova cuidadosamente esta colcha.

Cuidados com o guarda-roupa

  • Lave as roupas guardadas há muito tempo, antes de usá-las;
  • Limpe os armários e gavetas de uma vez por mês ou a cada 2 meses, -vai depender da sua disposição e tempo. Use um pano umedecido em uma solução de 800 ml de água, 200 ml de vinagre de álcool e 20 gotas de óleo essencial de melaleuca, deixe as portas abertas por 1 hora e depois que estiver seco, guarde tudo.

Além disso…

  • Mantenha a casa sempre arejada;
  • Sane os pontos de umidade;
  • Evite o ar-condicionado porque, mesmo que os filtros estejam limpos, ele acaba ressecando as mucosas. Estas são medidas simples de como controlar os ácaros e evitar alergias com a limpeza da casa.

Foto-consultora-Lucy-Mizael

Consultoria: Lucy Mizael é personal organizer, consultora e estudiosa dos assuntos domésticos.  Atualmente apresenta quadro na TV Gazeta/Globo ES, é comentarista na Rádio CBN Vitória e Globo BH, palestrante e blogueira.  Para falar com ela, clique aqui!


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por