Faça compostagem e transforme lixo em adubo!

Cultive a Natureza no Seu Lar ->
Meu Lar Natural

A compostagem é uma excelente opção para destinar os resíduos orgânicos da sua casa e manter as suas plantas sempre verdes. Além disso, ajuda o planeta, dando uma nova utilidade para mais da metade da sua lixeira, evitando que estes resíduos poluam o solo, o ar e a água. Conheça um pouco mais sobre compostagem!

Diminua a sua produção de lixo doméstico

Em geral a separação do lixo aparece vinculada apenas à reciclagem de materiais como embalagens plásticas e papelão, mas e o que acontece aos resíduos orgânicos, eles não são poluentes? Claro que sim, quando decompostos de forma inadequada poluem o ar, a terra e as águas.

Cerca de 80% de tudo que é jogado no lixo, em tese, poderia ser reaproveitado. Então, separe o lixo, encaminhe uma parte para a reciclagem, outra parte do orgânico transforme em adubo e veja a sua lixeira mais vazia e a sua casa mais ecológica!

 O que é compostagem

A compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em húmus, um excelente adubo para as suas plantas, inclusive para a sua pequena horta de temperos ou seu jardim vertical. Para quem vive em centros urbanos, mesmo em apartamentos pequenos, existem várias opções de modelo e tamanho de composteiros, um “recipiente” para depositar os resíduos orgânicos e acelerar a transformação deste material em adubo, propiciando um ambiente adequado para a ação dos micro-organismos e das minhocas.

O composteiro

Você pode fabricar ou adquirir um modelo no mercado. Nós indicamos a opção da Loja parceira Casológica (Aqui), pois ensinam como fazer e fornecem kits para compostagem (incluindo terra, serragem, minhoca, apostila detalhada mostrando o passo a passo do processo). Dependendo do modelo e do material depositado, o húmus fica pronto de 60 a 120 dias, aí é só aproveitar e deixar o seu jardim ainda mais verde!

Kit compostagem

O que pode ser colocado no composteiro

Devem ser depositados terra, serragem e resíduos orgânicos como grama, folhas de árvores, restos de verduras e frutas, borra de café, saquinho de chá, restos de comida, etc. sempre em pedaços bem pequenos. O ideal é depositar três vezes mais material rico em carbono do que em nitrogênio, isto é: mais capim, folha e grama do que restos de comida. Evite colocar dejeto de animais.

 Tem cheiro ou atrai animais?

Desde que bem administrado, o composteiro fica livre de qualquer odor, procure evitar depositar material excessivamente úmido. Caso o seu modelo de composteiro não venha com tela protetora, feche todas as suas passagens com uma tela de arame ou de mosqueteiro com uma trama bem fechada para evitar a entrada de moscas e a saída de minhocas.

Quer um passo a passo detalhado?
Confira aqui: como-fazer-compostagem-domestica-passo-a-passo/

E você, tem alguma uma dica para reduzir a produção do lixo doméstico?

Este post foi publicado em por