Aliviar queimaduras de sol com soluções caseiras!

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

Verão combina com sol, praia, esportes ao ar livre e com pele protegida! Mas, mesmo com toda proteção, às vezes, é difícil evitar o ardor e a vermelhidão na pele. Estas sensações são provocadas pelas queimaduras solares e que, dependendo do grau, exigem cuidados médicos. Veja aqui algumas soluções caseiras para amenizar o incômodo das queimaduras de sol.

Graus de queimadura

Há diferentes graus de queimaduras: as leves fazem com que a pele fique mais sensível e quente, podendo apresentar ardor e vermelhidão moderados. Se for uma queimadura intermediária a pele terá bolhas, o que já torna recomendável procurar um médico.

As mais severas, além de bolhas, envolvem febre, manchas avermelhadas, diarreia, dor de cabeça e até enjoos e vômitos, nestes casos consulte logo um médico.

Fonte: Google
Fonte: Google

Soluções caseiras para aliviar queimaduras de sol

Estas são receitinhas caseiras que só podem ser aplicadas nos casos de queimaduras leves, sem que a pele apresente lesões.

Máscara de iogurte

máscara-de-iogurte
Fonte: Google

Use iogurte natural e sem açúcar, aplique uma camada nas áreas mais incômodas e deixe repousar por 15 minutos. Depois aplique água termal (também gelada) para remover o iogurte ou tome um banho frio!

Clique aqui para ler uma receita caseira de água termal.

Pepino em rodelas

pepino
Fonte: Google

Lave e corte o pepino em rodelas, de preferência que esteja gelado. Em seguida, aplique as rodelas nas áreas queimadas. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria.

Compressa de chá verde

chá-verde
Fonte: Google

Prepare o chá verde bem forte e deixe esfriar. Em seguida, leve para a geladeira e deixe repousar por 30 minutos. Depois prepare as compressas, com gaze, aplique nas áreas sensíveis e deixe repousar por 20 minutos. Enxágue com água fria.

Óleo de calêndula

oleo-calendula
Fonte: Google

Antes de dormir, aplique o óleo de calêndula suavemente na área queimada, evite a pele ao redor dos olhos. No outro dia, tome um banho frio para retirar o óleo.

Compressa de argila

máscara-de-argila-verde
Fonte: Google

A argila tem propriedades anti-inflamatórias que ajudarão a aliviar a queimadura e todo o desconforto que ela provoca. Use a argila verde, misture-a com água até formar uma pasta consistente. Com a ajuda de uma gaze ou tecido de algodão, prepare as compressas, aplique-as sobre a pele e deixe agir por 2 horas. Depois lave com água morna.

Outras soluções

A mistura água termal + Hidratantes ou loções em gel à base de aloe vera (babosa) alternados recuperam a pele, amenizam o ardor e a vermelhidão.

Veja uma seleção de produtos naturais e orgânicos que contém aloe vera em sua fórmula e são excelentes pós-sol:

Sumo de Aloe Vera
À venda na Lojinha Natural
Citrus Loção Hidratante Refrescante 200 ml Weleda
À venda na Lojinha Natural

 

Veja também nossas dicas naturais para ter um bronzeado lindo e saudável

Você já teve alguma queimadura de sol? Conte qual foi a solução para aliviar o incômodo da queimadura!


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de bem estar. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por