Alimentos que aumentam a imunidade!

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A imunidade faz parte do sistema de defesa do nosso organismo, e é muito importante deixá-la sempre forte e resistente para desfrutarmos de uma vida saudável e longe de doenças. Vamos ver quais alimentos que aumentam a imunidade e nos ajudam a passar pelas dificuldades do dia a dia. Na linha “prevenir é o melhor remédio”!

Por que a imunidade cai?

São vários os fatores que contribuem para a baixa imunidade, desde predisposição genética, estresse contínuo, má alimentação (açúcar, gordura, álcool em excesso e baixo consumo de frutas, verduras e legumes) e, consequentemente, deficiência de vitaminas e minerais, falta de descanso e sono reparador, excesso de exercício físico, uso de determinados medicamentos, perda drástica de peso, tratamentos de saúde, dietas restritivas, entre outros.

Como saber que a sua imunidade está baixa?

A suspeita da baixa imunidade se dá principalmente por problemas como infecções recorrentes (urinária, garganta, ouvido, pulmão, etc.), herpes (esse é um clássico da baixa imunidade), gripes e resfriados.

Fonte: Google
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Na suposição do problema, procurar um médico é a primeira coisa que temos que fazer. A segunda é lançar mão dos alimentos que podem nos ajudar a sair dessa ou prevenir essa situação.

Alimentos que aumentam a imunidade

Aumentamos nossa imunidade investindo no consumo de alimentos ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais:

  • Frutas cítricas (laranja, acerola, limão, etc.), goiaba e pitanga são ricas em vitamina C, assim como agrião, espinafre, couve, brócolis, tomate e salsinha;
  • Alimentos vermelhos alaranjados (batata doce, mamão, tomate, abóbora, cenoura, melancia, pimentão vermelho e beterraba) ricos em vitamina A e betacaroteno;
  • Consuma alimentos ricos em vitamina E como gema de ovo, castanhas (possuem selênio também) e nozes;
  • Zinco e magnésio são importantes minerais encontrados nas oleaginosas e cereais integrais (quinoa, aveia, etc.).
Fonte: Google
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  • O ômega 3 ajuda a reduzir inflamações. Boas fontes são encontradas em: linhaça, chia, sardinha e salmão. Outros alimentos com gorduras boas que devem compor nosso cardápio são o abacate e o azeite de oliva;
  • Temos, ainda, alguns alimentos que são considerados, por muitos, imunoestimulantes como o açafrão (cúrcuma), alho e o levedo de cerveja;
  • Os probióticos (leites fermentados e iogurtes), que fortalecem a flora intestinal, também potencializam a nossa imunidade. Capriche também nos prebióticos (fibras- frutooliossacarídeos), que ajudam no equilíbrio intestinal, como a cebola, chicória, biomassa de banana verde e alcachofra.
Fonte: Google
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Lembre-se de diversificar os alimentos do seu prato (quanto mais colorido, melhor!) buscando sempre alimentos de alto valor nutricional. Não é tão difícil quanto pode parecer e todo esforço valerá à pena!


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